martes, 7 de febrero de 2012


Chapeuzinho Cinzento Andre Letria y Matilde Rosa Araujo
Editorial Paulinas, 2009
A menina Chapeuzinho Vermelho envelheceu. Agora ela é Chapeuzinho Cinzento: uma mulher prudente e mais confiante.
Um pouco cansada e com o corpo mais frágil por causa da idade, Chapeuzinho aprendeu a conviver pacificamente com o lobo. Uma relação tão pautada pela tranquilidade que o lobo até se encanta com a ternura do olhar - o mesmo da menina que levava guloseimas à vovó doente - e que agora o afaga como se fosse um cão.
Narrativa estilizada ou que se apropriou do conto Chapeuzinho Vermelho, Matilde Rosa Araújo, escritora portuguesa renomada, resgatou do acervo dos contos maravilhosos uma das personagens mais conhecidas e amadas pelas crianças. Antes vestida com capa vermelha para retratar a menina púbere, agora Matilde nos conta sobre a mulher vestida de cinza, alcançada pelos anos que se passaram; mais segura e tranquila, porém ainda dentro de uma história inacabada, que mesmo em harmonia com o lobo, ainda tem muito por contar.
André Letria imprimiu nas suas ilustrações índices simbólicos carregados de criatividade; são imagens que desafiam o leitor no jogo da interpretação em um cruzamento da versão clássica com a poética de Matilde Rosa Araújo.

No hay comentarios:

Publicar un comentario